A Garota Exemplar


Com nome de romance e com tudo para ser um filme mel-com-açúcar, A Garota Exemplar me surpreendeu desde a primeira cena, com as falas de Ben Affleck sobre sua linda e doce esposa até o desfecho da trama. Eu já tinha ouvido falar sobre o livro A Garota Exemplar, de Gillian Flynn, mas nunca havia me interessado em ler tanto pelo título do livro quanto pela sinopse que não chamou a minha atenção (e francamente, não faz jus a história). 

Posso dizer apenas que estou sinceramente arrependida de não ter comprado o livro quando ele estava R$9,90 no Submarino.

A Garota Exemplar não é um romance como eu pensei (e meu namorado também, porque quando eu disse que queria ver esse filme ele fez uma careta e disse um desanimado), muito menos mel-com-açúcar como eu achei que seria. Eu diria que A Garota Exemplar não tem absolutamente nada a ver com romance, mas sim com suspense. O filme inteiro a história é levada conforme Amy Dunne, a garota exemplar, escreve em seu diário. O casamento lindo e perfeito que aos poucos, com o tempo, começa a se desgastar, com Nick, o marido e o lindo do Ben Affleck apresentando um comportamento evasivo e cheio de versões que não condizem com o que Amy contou.

A história tem várias voltas, várias vertentes e muitas pontas sem explicação. As personagens e suas histórias são firmes e bem formadas, condizendo com aquilo que a história vai contando. No desenrolar do filme, tudo vai começando a se encaixar até que de repente tudo muda novamente. Esse é o lance legal do filme - é difícil você ver histórias tão elaboradas e surpreendentes hoje em dia. Nosso padrão de entretenimento cresceu e está tão alto a ponto de que poucas coisas iriam surpreender o cara na poltrona do cinema. 

Não posso dizer se o filme foi fiel ao livro ou não, mas para quem não leu o livro como eu e apenas viu o filme sem nenhuma expectativa (e ainda achando que era um romance mel-com-açúcar blasé), o filme surpreendeu e deu seu recado, com uma história boa, atores impecáveis e uma sequência de cenas ótima. 

O filme passa um recado digno de ser compartilhado, um recado que soa quase como conselho se você parar e pensar um pouquinho: Tenha certeza de que realmente conhece a pessoa com a qual você está casando. Você pode se surpreender. MUITO, diga-se de passagem.

Leave A Comment