A Bela e a Fera ♥


Entre todos os contos de fadas que ouvi quando era criança, A Bela e a Fera sempre foi o meu preferido. Ainda é, até hoje, quando cresci e supostamente não deveria mais dar bola para contos infantis. A mensagem que esse conto transmite é muito mais do que um príncipe amando uma plebeia e todo esse tipo de coisa blasé. É diferente. A Bela não sabe que a Fera é um príncipe aprisionado no corpo de uma besta até finalmente admitir seu amor por ele. É algo mais profundo, sobre amar apesar das aparências, amar por inteiro e não apenas na superfície. 

Há, para quem não sabe, duas versões desse conto. Originalmente, A Bela e a Fera foi escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot. Nesta versão, Bela é descente de um rei e a Fera é um príncipe que perdeu o pai quando novo e, quando deixado pela rainha sob os cuidados de uma feiticeira má, a mesma tentou seduzi-lo. Não obtendo sucesso, a feiticeira o transformou em fera. Já na versão que conhecemos (não a do musical da Disney), a versão aperfeiçoada e simplificada de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, Bela é a filha de um mercador rico que subitamente empobrece. Uma jovem bela, doce, gentil e inteligente, muito propensa a leituras, a mais nova de três filhas. No enredo da versão de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, o mercador, voltando à cidade com promessas de triunfo e riqueza, juntamente com uma lista de presente das filhas, uma furiosa tempestade pega o mercador de surpresa. Ele se aloja no lugar mais próximo, o qual acaba sendo o castelo da Fera. Lá ele se acomoda e se alimenta. Na volta para casa, percebe que esqueceu do singelo pedido de Bela, sua preferida - uma única rosa. E a partir daí é a trama que conhecemos.

Assisti na última semana, um novo filme lançado sobre o conto A Bela e a Fera. O filme é francês, com produtores e atores franceses. Por ser um conto francês, achei que talvez esse filme fosse retratar o conto com mais fidelidade. Não me decepcionei, apesar do filme não ser totalmente fiel ao conto original ou sua variação posterior.


O filme tem efeitos cinematográficos incríveis. O cenário é muito bonito e a relação da Bela com a Fera é retratada de forma rápida, porém linda. O filme segue o enredo original sobre Bela ser filha de um mercado que empobreceu e do roubo da rosa. A história contada no filme tem alguns elementos a mais do que as duas variações do conto, como o passado da Fera e as tramas secundárias que incrementam a história. Apesar disso (essa arriscada aposta, devo dizer), o filme provou-se uma das melhores versões contadas de A Bela e a Fera

Atualmente, foi confirmada mais uma refilmagem de A Bela e a Fera, a qual será protagonizada por Emma Watson. Infelizmente, o filme ainda não tem data de estreia. 

Leave A Comment