Resenha: Legend, por Marie Lu ♥



"A verdade se tornará lenda."

Legend é, sem sombra de dúvida, um ótimo livro. Uma distopia inspirada nos Estados Unidos da América, chamado de República neste futuro distorcido. A moeda nacional é chamada de Notas e o presidente há anos no poder, mais precisamente uma espécie de ditador, é chamado de Primeiro Eleitor.

June tem quinze anos, uma prodígio. Única criança da República que alcançou a nota máxima na Prova, teste ao qual todas as crianças são submetidas quando atingem determinada idade. Sendo uma espécie de gênio, graduou-se na faculdade com apenas quinze anos, sendo nomeada agente da República logo em seguida. Day tem quinze anos, um criminoso. Foi reprovado na Prova com uma pontuação medíocre. Nunca ninguém reprovou com tão pouco pontuação. Ele é fugitivo da República, acusado de inúmeros crimes contra o governo. 


Já sabemos onde essa coisa de Romeu e Julieta vai dar, não é? Conforme o esperado, June e Day se encontram, mas através de circunstâncias mais agravantes. Após o assassinato suspeito do irmão de June, Metias, o acusado passa a ser Day. É claro que June quer vingança e fará tudo o possível para encontrar esse marginal sem rosto que já fez tanto contra sua amada República. É por aí que as coisas começam a degringolar. Com as ideias conspiratórias e mais céticas de Day, June começa a fazer perguntas, a si mesma principalmente depois de descobrir os diários do seu irmão.

Legend é o livro perfeito para quem adora uma teoria de conspiração. As coisas não são o que aparentam ser e muitas vezes a verdade não é aquela que está debaixo dos nossos olhos, aquela que somos obrigados a encarar todos os dias. Com muitas cenas de ação, o romance passa a ser secundário, sem roubar a cena no enredo de Legend.


O livro é narrado em pontos de vista alternados, um capítulo por June e o outro por Day. Isso nos dá uma clara visão bem ampla dos acontecimentos e nos tira da monotonia de ter somente um narrador para desenrolar os fatos. A escrita é boa, mas a editora pecou com a revisão. Encontrei alguns errinhos chatos, como uma frase continuando atrás de uma fala, errinhos bobos, mas nada que atrapalhe a leitura.

O enredo é rápido, mas meio monótono em alguns partes. Não espere um suspense muito intrincado, complexo, mas sim mais light, suave. Legend é um livro fácil de compreender e não exige muito raciocínio para decifrar os enigmas e dilemas das personagens. Não há grandes surpresas em relação às revelações e descobertas, mas ainda assim é um livro bom e recomendável (y)

♦ O próximo livro da série chama-se Prodigy e tem seu lançamento previsto para 29 de janeiro de 2013. (fonte)

Comments
3 Responses to “Resenha: Legend, por Marie Lu ♥”
  1. Rapha says:

    Olá :D

    Nao sou mto fã de livros distópicos, mas fiquei a fim de ler este.

    Beeijocas e feliz ano novo!

  2. Natália says:

    Oi,
    Eu não dava muita coisa pelo livro, mas ele parecer ser incrível. Pelo menos os personagens (ao que parece) não são entediante ou mimados, o que já aconteceu em uma ou outra distopia. E a resenha ficou muito boa, dá pra ter uma noção ótima do que o livro conta.

    Beijo, Nat
    http://travessuraselivros.blogspot.com

  3. Unknown says:

    Oi! Muito obrigada e feliz ano novo, meninas!

    O livro não é espetacular, mas é bom. Gosto de livros distópicos, mas eles são difíceis de agradar kk

    Beijos!

Leave A Comment