Resenha: Alta Tensão, por Harlan Coben ♥

"É comum, em momentos difíceis, as pessoas dizerem que o tempo cura todas as feridas. Conversa fiada. Na verdade, você fica arrasado, se entrega ao sofrimento e chora até achar que não vai conseguir parar nunca mais - e então chega a um ponto em que o instinto de sobrevivência assume o controle. E você para. Simplesmente não quer nem consegue se permitir mais 'entrar em contato' com a dor, porque ela é grande demais. Você a bloqueia. Você a renega. Mas na verdade não se cura." (p. 44)


Não tem como descrever Alta Tensão sem pensar... bem, em alta tensão. No sentido literal. O livro é, assim como outros livros de Harlan Coben, uma caixinha de surpresas cheia de reviravoltas, com minis ataques cardíacos a cada página. É um livro de suspense que de fato possui suspense, com reviravoltas surpreendentes e personagens fortes com personalidades marcantes.

Myron Bolitar, em Alta Tensão, é um agente de celebridades. Ex-astro do basquete, ele teve de desistir da carreira esportiva por uma lesão que lhe impossibilitou continuar jogando. Logo, a solução foi cursar Direito e defender os interesses de quem viesse lhe procurar: celebridades do esporte, atores etc, juntamente com seu amigo Win e Esperanza. O que fica evidente na personagem de Myron é o complexo de herói que ele tem, a mania de querer se intrometer e salvar as pessoas dos seus próprios problemas, arrastando Win e Esperanza (assim como a fofa da Big Cindy) junto com ele nessas arriscadas missões. Dessa vez, ele tem de ir em busca do marido de Suzze T., Lex Ryder, integrante da dupla HorsePower, juntamente com Gabriel Wire. Encontrar Lex acaba o levando a reencontrar Kitty, sua cunhada, e esses fatos acabam, de uma maneira muito louca, ligados uns aos outros, fazendo tudo parte de uma grande rede de mentiras que começara muitos anos atrás, antes do irmão de Myron, Brad, fugir com Kitty.

"Aqui está uma filosofia bem simples: relacionamentos são complicados. Principalmente os do coração. Você precisa deixar as pessoas resolverem os próprios problemas." (p. 82)

Em Alta Tensão, temos uma leitura rápida, embora tenha muita história nesse livro. Todos os personagens são importantes de alguma maneira e todos eles escondem segredos que, nas palavras de Lex Ryder, apodrecem e fazem marolaÉ um ótimo livro com um enredo digno de cinema.

Adoro o jeito que Harlan Coben escreve e desenvolve a narrativa, utilizando um texto rápido e enérgico, levando à risca o ditado que diz que "as aparências enganam". Um livro que prende o leitor é um livro que foge a regra da mesmisse, que conte com surpresas que realmente são surpresas, um livro imprevisível. Não há como negar que os livros de Harlan Coben são livros-pipoca, livros para se ler comendo pipoca, pois você se sente assistindo a um filme de suspense que te prega peças a todo instante. Afinal de contas, o que mais poderíamos esperar de Harlan Coben que não fosse uma história hipnotizante?

"O seu amigo gosta ainda mais de você. Com todas as outras pessoas, você arma uma fachada e esconde as coisas ruins para que elas gostem de você. Mas com os amigos de verdade você revela seu pior lado e isso acaba conquistando o afeto deles. É quando deixamos cair a fachada que conseguimos nos conectar aos outros." (p. 29)


Leave A Comment