Resenha: Amanhã - Quando a Guerra Começou, por John Marsden ♥

Empolgante. Cheio de adrenalina e ação. É assim que consigo descrever Amanhã - Quando a Guerra Começou. É o tipo de literatura que eu gosto e, pasmem, não é um apocalipse zumbi. Não dessa vez. Porque agora até o apocalipse zumbi virou modinha, então né. Kamila há de concordar comigo. E Phyreon há de lançar maldições Illumina em todos esses posers de plantão que insultam a memória da falecida. E eu realmente não sei o que a falecida tem a ver com isso, Kamila, então não me pergunte.
A história gira em torno de sete adolescentes que num belo dia resolveram acampar durante quase uma semana e, ao contrário do que disseram para suas famílias, resolveram adentrar mais ainda na floresta do que costumavam ir. Digamos que esse é o tipo de desobediência que salva a vida das pessoas e embora não fosse prudente e eles soubessem disso, foi essa insistência inocente que salvou a vida deles. Um lugarzinho chamado Inferno que se tornou o Céu. Quando voltam da sua pequena aventura Inferno adentro, eles dão de cara com sua cidadezinha deserta, suas casas vazias, seus animais de criação mortos ou quase isso. É como se do dia para a noite todos os habitantes daquela pequena cidadela do interior tivessem resolvido fazer uma longa viajem para o exterior. É aí que tudo começa. Soldados fazendo ronda, aviões e helicópteros à espreita, homens atirando em tudo que aparente ser letal e estações de rádio clandestinas declarando o estado de sitio daquela área dos Estados Unidos.
O modo como o autor nos coloca dentro da situação é incrível. O leitor consegue se sentir na condição do protagonista, sendo contemplado com uma enxurrada de detalhes, algumas vezes massante, mas algumas vezes indispensáveis. O amadurecimento de alguns personagens também é perceptível, demonstrando como as pessoas, em situações de perigo, desamparadas e desesperadas, podem mudar, tanto para melhor quanto para pior. O grande laço da história é o modo como podemos facilmente imaginá-la acontecendo na realidade. Claro que de maneira fantasiosa e um pouco descabida, mas, se analisarmos de um ângulo mais agudo e conspirarmos comparando-o com alguns pontos da realidade, conseguimos tranquilamente colocar o livro num plano de realidade e talvez isso é o que o torne tão cativante. Não há nenhum vírus mortal transformando as pessoas em zumbis ou uma magia obscura e adormecida fazendo com que o mundo misteriosamente mude. É simplesmente a guerra e o desejo de poder e igualdade forçada que as pessoas sentem sendo colocado em prática de maneira radical e extremista.
Amanhã - Quando a Guerra Começou é um livro que pode agradar tanto adolescentes em busca de um romance em meio ao caos, quanto pessoas mais maduras querendo um pouco de distração da realidade, mas com um inteligência e muito talento em meio às páginas muito bem escritas por John Marsden.


Assista ao trailer do filme baseado no bestseller de John Marsden :)


Comments
4 Responses to “Resenha: Amanhã - Quando a Guerra Começou, por John Marsden ♥”
  1. Nunca tinha ouvido falar deste livro...
    mas, para falar a verdade, acabei conhecendo muito bem, pois a sua resenha está ótima! Parabéns! (;

    @Jader_Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

  2. Unknown says:

    Obrigada! O livro é ótimo mesmo, eu também nunca tinha ouvido falar antes de ver ele numa estante derradeira da biblioteca :)

  3. Unknown says:

    Olá! Estão rolando TRÊS promoções bem legais lá no blog.
    Confere lá - Vale livro: http://migre.me/8oJ2Q, Promoção de Páscoa: http://migre.me/8oJ4h, Kit Garota Replay: http://migre.me/8xhtL
    Participe!!! XD

  4. Roth says:

    Eu assisti o filme, mas não sabia que havia livros também, vou já comprar o meu. Valeu pela informação, obrigado

Leave A Comment