etc.

Cuidado, contém spoilers porque não consegui manter a boca fechada ¬¬

Eu não vou conseguir terminar de ler O Senhor dos Anéis e nem As Brumas de Avalon hoje, mas eu preciso fazer um comentário, porque eu não aguento conversar com gente que só viu o filme. É frustrante. Principalmente quando sua professora de português não acredita que você lê. Sério. Nem vou falar nada. De qualquer modo, A Senhora da Magia está me surpreendendo. A capa não é chamativa e eu certamente não compraria o livro ou pegaria emprestado se não fosse uma postagem da minha Gêmea lá no Moonlight dizendo o quanto a série era fantástica. Passei da metade e o Lancelote perdeu minha simpatia depois do que fez com a Morgana ): e, no Senhor dos Anéis, estou nas páginas finais e, mano, se você quer ler algo que te fascine, vai na livraria e compra O Senhor dos Anéis. Os três livros, já de uma vez, porque você certamente vai desejar ler todos e ter os livros na sua estante. Tolkien é um gênio e o que seria de mim, jovem nerd melhor admitir do que tentar estupidamente negar o óbvio, sem a existência dele? Christopher Paolini é bom, mas temos de admitir que Tolkien expandiu bem mais a sua terra média do que Paolini. E eu não estou reclamando - Frodo e Eragon são ótimos, principalmente os personagens mais secundários, tipo o Brom e o Aragorn ou o Legolas e o Murtagh. Já falei que quero que o Murtagh fique bonzinho em Inheritance? Aliás, o quarto e último livro do Ciclo A Herança sai em novembro desse ano [a] E além do mais, o Murtagh só está fazendo o que faz porque o Galbatorix descobriu o nome verdadeiro dele e, assim, pode controlá-lo. Por mais que a Morgana não acredite nisso. Bom, eu confio mais no Eragon.
Lendo A Sociedade do Anel, descobri que o Gandalf é mais divo ainda do que eu pensava. E a frase "Fujam, seus tolos" com a qual eu tinha me apaixonado no filme e nunca consegui esquecer sou esquisita, eu sei ganhou toda uma força novamente. Sabe como é, abrir mão da sua vida para salvar os amigos e tudo o mais. É nobre, no mínimo. Triste e nobre. E o Gandalf me lembra totalmente o Dumbledore, ambos com barba comprida e com aparência de velhinho, tipo nossos vovôs queridos, mas com varinhas mágicas ou cajados capazes de afujentar lobos enormes e assassinos. Cara, eu preciso de um cajado daquele. Ou de uma varinha - o que vier primeiro.
Aliás, nem tem muito a ver com o assunto, mas como eu postei uma news agorinha mesmo, preciso comentar sobre isso. Tem um cara no Skoob falando que A Batalha do Apocalipse foi decepcionante e que a cada página ficava evidente o desespero do Spohr em criar um universo igual ao do Tolkien em O Senhor dos Anéis.
Bem, eu discordo de muitas maneiras.
Sabe o que isso me pareceu? Preconceito nacional. Só porque o Eduardo Spohr é um escritor brasileiro - muito bom, por sinal - e o Tolkien estrangeiro, a santa criatura parece desenvolver o mesmo preconceito que eu, até pouco tempo atrás, tinha contra livros nacionais. Pra começar, não dá nem pra comparar o universo Spohr com o universo Tolkien porque são bases diferentes. Spohr criou um novo conceito de Céu e Inferno, deixando a Terra como ela é, enquanto Tolkien reformula toda a história do mundo, ignorando a Terra como ela é, criando nações, povos, sem fazer muita menção à um Céu ou Inferno. E, me desculpe, mas ambos os personagens de ambos os livros tem personalidade e as narrativas são bem escritas.
E eu comentaria isso lá no Skoob se tivesse descobrido como fazer isso.
Mas, tanto faz, cada um tem a sua opinião, e a minha é que não há como fazer uma comparação plausível entre Tolkien e Spohr, tendo temáticas tão diferentes em seus livros.

Comments
6 Responses to “etc.”
  1. Bem, pra mim é óbvio que Paolini pegou a Terra Média e contorceu ela um pouquinho pra servir aos seus propósitos. Os fãs mais Hardcore de Tolkien diriam que Paolini copiou discaradamente. u.u

    Ah, O Senhor dos Anéis... Eu tenho que ler de novo *---*

    Ah, e não deixe de ler O Silmarillion e O Hobbit. Há umas meia dúzia de palavras sobre Gandalf em O Silmarillion que vão consolidar de uma vez por todas o conceito de foda que ele já tem.

    E não sei... Nos filmes até que Dumbledore e Gandalf se parecem na aparência. Mas eles são bem diferentes. Gandalf é bonzinho, mas tem aquele jeitão todo de cara mau-humorado, principalmente com o Tûk tolo.


    AAA Gandalf é muito muito foda! *---*

  2. Aaaah, finalmente encontrei alguém que entende o que eu digo!
    Não dá para comparar os livros com os filmes,mesmo sendo a mesma história de uma certo modo,a emoção é totalmente única. Eu tipo que surtei quando terminei de ler os livros de O Senhor do Anél ,é tipo, o que vou fazer agora? Meus amigos (meio retardados) acharam que eu tinha enlouquecido,porque andava com o volume único debaixo do braço como uma bíblia,ashaus.
    Mas arranjei um modo de sobreviver, hihi.

    PS: Gandalf ♥

  3. MAX says:

    Olá Amanda.
    Estou vendo que você está curtindo o Tolkien. Estou lendo no momento O Hobbit, o primeiro livro do autor.
    Não li Eragon, nem a Batalha do Apocalipse, mas concordo com você em relação a certas comparações que fazem. Não é justo nem apropriado comparar um autor de hoje com um do passado. Se quer comparar Tolkien, por exemplo, que seja com algum autor de sua época, como o C. S. Lewis ou outro. Da mesma forma, não posso comparar um escritor brasileiro atual com o MAchado de Assis, ou um francês com o Victor Hugo.
    Cada época revela gênios literários com características próprias.
    Tudo bem, seja feita justiça. Tolkien é um verdadeiro divisor de águas na literatura. Deixou uma marca bem legível, enquanto outros autores, alguns de nossos dias, logo serão esquecidos. Mas cada um no seu tempo. Atualmente existem grandes escritores, tanto nacionais como internacionais. Cabe ao leitore escolher.

  4. Layla, eu fiz exatamente o mesmo. Meus amigos até me chamavam de pastora...

  5. Unknown says:

    Bem gêmea eu curti muito As brumas de Avalon. Nossa demais, principalmente o primeiro livro e o quarto. No primeiro livro a histórias de vidas passadas dos pais de Arthur me fez ler o livro até o final. No quarto, a história tensa de Morgana ter um filho com o proprio irmão. Só me dá muita raiva da Senhora do Lago (Viviane).

    Senhor dos anéis é demais, cada cena super bem detalhada. aaaaaaaaaaaaahhh bom demais ♥

    xoxo

  6. Unknown says:

    Ah, eu adorei todos os livros citados, rs.

    Concordo com vc, Max. Não tem como comparar um autor renomado do século passado com um que começou agora, em pleno século XXI. É covardia e ignorância, na minha opinião.

    Beijos gente :*

Leave A Comment