Resenha: Neve no Lago, Diários do Lago - Vol. 4, por Susan Wiggs

"- (...) Finalmente tive uma ideia clara do que queria, e essa é a razão de tudo isto. Estou dando a mim mesma uma segunda chance de fazer melhor." (pg 102)

"- Não vim aqui para isto - repetindo suas palavras para ela.
Mas não vou deixá-la partir sem isso - disse ele e a beijou de novo." (pg 184)

Impossível não parar para olhar esse livro quando se está numa biblioteca onde a maioria dos livros tem a capa abarrotada por tanto uso. E o digamos o rosa-choque meio que chamou a atenção também. Tudo bem. Eu julguei o livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso. Eu gostei da capa. Foi a capa que me fez pegar o livro. Mas eu tenho que dizer que ele não me impressionou nem 10% do que a capa (e as citações na mesma) me incitaram a imaginar sobre a história. Eu comecei a ler preparada para receber uma leitura forte, intensa, profunda sobre os sentimentos dos personagens. O livro varia entre quatro pontos de vista: o de Sophie Bellamy, Noah Sheperd, Dayse e Max Bellamy, filhos da protagonista. Então, à medida que o livro corre (rasteja, para ser mais precisa), você supões que não seja apenas a Sophie a protagonista, mas sim os quatro. Acontece que, apesar de todos terem papéis importantes na trama, várias histórias começam a se tecer, mas apenas a de Sophie e Noah é arrematada. Não sei se como o livro faz parte de uma série com histórias de personagens diferentes, a autora tenha guardado o arremate para outros volumes. Isso não diminuiu a minha decepção, entretanto. Há uma citação do Booklist na capa do livro onde alega-se que os leitores entram na vida dos personagens de maneira verdadeira, real e inesquecível. Foi por ISSO que eu peguei o livro. Eu pensei que ia ler algo que fosse realmente me arrebatar, assim como aconteceu com Blind ignorem, ainda não superei Redenção ♥. Propaganda enganosa, é o que há. Sério. A narrativa não me passou a sinceridade da realidade e eu não me senti "dentro da vida das personagens". E a personalidade da Sophie é meio contraditória. No começo, ela é a advogada de justiça internacional (ou alguma coisa parecida com isso), uma mulher de pulso firme e personalidade bastante forte. Já quando ela decide morar no interior com os filhos, ela simplesmente se torna a mulher mais insegura do mundo, cheia de frescures, negando-se terminantemente a se envolver com Noah. E, ainda assim, depois de acontecer tudo o que é humanamente possível acontecer, ela insiste em negar tudo. É o tipo de protagonista que te irrita um pouco. Embora, é claro, algumas de suas inseguranças sejam perfeitamente compreensíveis. O trabalho da autora sobre a quebra da frieza de Sophie também foi muito bom e foi perceptível. Mas não do modo como eu esperava. Na verdade, o livro todo é meio previsível. Tudo bem, a parte sobre a idade foi meio que uma surpresa, mas, caramba, como é que alguém não percebe quando um cara é dez anos mais novo que você? E depois sobre a coisa do cachorro. Gente, ele deu um CACHORRO pro seu filho, não uma AK-47. Não precisava de tanto drama. E é mais isso que acontece o livro inteiro. A personagem, como se já não tivesse drama suficiente acontecendo, resolve amplificar pequenos problemas insignificantes. E eu sei o que você vai pensar: o ser humano tem essa característica, de transformar pequenas coisas em bolas de neve gigantes. Mas acontece que quando você tem um enorme problema em mãos (como é o caso da Sophie), você costuma ignorar pequenas coisas. Como um cachorro, por exemplo. Não que o livro inteiro seja ruim - não é isso. Tem seus momentos, como os motivos por Sophie ter largado sua família pelo seu trabalho, as crianças de Umoja e todos os problemas de miséria do mundo. Meio que abre nossos olhos. Mas um trabalho extremamente bom nesse quesito eu vi no filme Amor sem Fronteiras, onde tudo me emocionou de uma maneira que eu realmente chorei. Do romance entre os protagonistas até as crianças magérrimas da África e dos mutilados na Chechênia. Eu amei esse filme e talvez por causa da intensidade que ele tenha passado eu esperasse algo parecido com Neve no Lago. Sempre que se trata de assuntos globais como este eu espero que seja uma espécie de tapa na cara das pessoas. Mas não foi. E eu realmente acho que a autora poderia ter dado esse tapa na cara. Principalmente na parte terrorista, quando Sophie é sequestrada. Eu esperava algo mais profundo, bem mais profundo. Eu não gostei. E é isso.

"- Não existe um tentar - disse ele num solene tom de Yoda. - Só existe um fazer, ou um não fazer." (pg 321)

"É terrível amar aquilo que a morte pode tocar." (citação pg 338)

Sinopse

Um momento fugaz pode mudar a vida?
Viver a vida ou não viver a vida? Eis a questão que Sophie fora obrigada a enfrentar. Ela sacrificara a convivência com seus filhos para salvar crianças desamparadas. Ela também tomara consciência de que seu casamento fora apenas uma fachada para ela e seu ex-marido, Gregory Bellamy, manterem o status quo de suas respectivas famílias. Mas chegara a hora da decisão final, e Sophie finalmente resolvera ouvir a voz do coração.
Ao se mudar para Avalon, uma pequena cidade situada nas montanhas Catskills e à beira do bucólico lago Willow, ela se permitira flertar com Noah Shepherd, o veterinário local, e descobrir os prazeres de uma relação despretensiosa. Porém, ainda que Sophie estivesse vivendo a fase mais completa de sua vida, ela teria de provar que estava pronta para simplesmente aceitar o amor. E conduzir a maior transformação de todas: a mutação de sua própria alma.

"Mas o arrependimento era um veneno lento. Ela podia apenas viver o presente e caminhar para o futuro." (pg 379)

"- Lembra que lhe disse que poderia segui-la até os confins da Terra? - disse Noah, deitando sua bolsa no chão. No mesmo movimento, ele a puxou para seus braços. - Isto conta como os confins da Terra?" (pg 437)

Comments
4 Responses to “Resenha: Neve no Lago, Diários do Lago - Vol. 4, por Susan Wiggs”
  1. Bem, bem. O tema do livro é muito interessante. E pela sua crítica, apesar de achar interessante a sinopse e com vontade de ler, bem, eu não vou fazê-lo. Odeio protagonistas mais melodramáticas que eu! -Q Mas as frases do livro que você colocou ali, WOOOOOOOW adorei!

    Vou colocá-lo no skoob, mas não sei se lerei agora! '-'

  2. Anônimo says:

    É uma série de 7 livros e esse é o 4º. Se você ler os 3 anteriores tenho certeza que esse fará completo sentido. As história são lindas.

  3. Anônimo says:

    É uma série de 7 livros e esse é o 4º. Se você ler os 3 anteriores tenho certeza que esse fará completo sentido. As história são lindas.

  4. Anônimo says:

    É uma série de 7 livros e esse é o 4º. Se você ler os 3 anteriores tenho certeza que esse fará completo sentido. As história são lindas.

Leave A Comment