Resenha: Dom Casmurro, Machado de Assis

Eu disse que ia ler, não disse? Me superei com essa de ler um clássico brasileiro mesmo com meia penca falando mal. E sabe de uma coisa? Não me arrependi. Eu gostei da história, mesmo. E, sinceramente, a dúvida da traição da Capitu ou não paira na minha cabeça. Eu particularmente não gostei muito do tipo de narração, mas temos sempre que lembrar que aquele era o estilo da época, o ápice do momento. Mas, tanto faz, eu não gostei desse jeito de narrar. Porém, adorei o jeito de escrita do Machado de Assis. Pra ver, estudei numa escola que carrega o nome do cara e tinha lido no máximo alguns sonetos do homem. Que tipinho eu sou. Gostei do modo como ele vai levando a narrativa, sem deixar ela enjoativa e repetitiva. Certo que tem aqueles momentos que você quase chora de tédio, mas até hoje não encontrei um livro que não fosse assim. Exceto A Menina que Roubava Livros. Mas enfim. A traição da Capitu não fica explicita e eu, na minha particularidade, nutro uma grande hipótese de que ela DE FATO traiu o Bentinho. Sei lá, o filho deles é parecido demais com o Escobar. E, se ela traiu mesmo, que vacona. O cara era melhor amigo do Bentinho, pow. Não pode. Enfim. Só posso dizer uma coisa: deixem o preconceito de lado como eu fiz, palmas e leiam Dom Casmurro porque é bom. Mesmo.

Comments
3 Responses to “Resenha: Dom Casmurro, Machado de Assis”
  1. Nat says:

    Fofa... eu discordo de vc.... Me perdoe, maas temos que lembrar que Machado de Assis escreve o livro no ponto de vista do Bentinho, então, no livro dá a entender que Capitu traiu, mas não acredito nisso... Bentinho ja estava ficando neurótico, e colocava culpa em tudo que via pela frente!!! Tentou ate envenenar a criança!!! Tem um reconto de Dom Casmurro, que é mais da nossa idade, que esclarece isso... Dona Casmurra e Seu Tigrão... Beijos Nat

  2. Unknown says:

    Enfim, tenho esse livro mais ainda não lii... mas assim que eu ler, morram de inveja porque vou poder entrar no papo, no momento estou boiando.

    :**

    Jenny'

  3. Unknown says:

    O livro é legal, Gêmea, surpreendentemente :)

    [spoiler] NAT MENINA, O FILHO DA CAPITU É A CARA DO ESCOBAR x)Mas, sei lá né. A Capitu tmb era a cara da esposa daquele louco lá, no começo da história.
    Vai saber. Pena que Machado de Assis já morreu. -q

    Bjs,
    Amanda.

Leave A Comment